Páginas

terça-feira, 6 de maio de 2014

Minha Participação no

 I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: 
OS DESAFIOS DA TIC's NA EDUCAÇÃO

CELULAR: Prenda-me se for capaz.
G - 8
Helaine Soares – Seeduc/RJ
 (Professora de Língua Portuguesa e Pós-graduada em Tecnologias Educacionais PUC-RJ)

Produção de vídeo com a apresentação oral feita pelos alunos da Turma do 2º ano do Ensino Médio. Leitura e Interpretação de diversas obras da literatura de Cordel e Edição de Imagens. 

A proposta apresentada refere-se ao estudo do Gênero Textual Cordel e a sugestões que propõem discussões sobre a integração do uso do Telefone Celular para produção de tarefas escolares, abrangendo a Lei, a Ética e a Cidadania. O presente trabalho visa segmentar o estudo do Gênero Textual Cordel utilizando aplicativos existentes em aparelhos de Telefone Celular, motivando os jovens e cativando sua atenção para a leitura e compreensão dos textos. O objetivo é levantar questionamentos sobre o despertar da curiosidade dos adolescentes que, de modo geral, se encontram desestimulados e ausentes aos seus compromissos escolares. A construção do caráter e de uma visão de cidadão comprometido com a sociedade em que vive, objetivo principal da escola, tem perdido terreno para o interesse nas invenções tecnológicas que superam em muito os assuntos escolares. Com isso, os educadores devem observar, investigar e, parodiando o dito popular, juntarem-se ao ‘inimigo virtual’ e utilizar a favor da educação as tecnologias nele disponíveis. Cabe aos educadores proporcionar situações interessantes e que despertem no aluno motivação para interação com o objeto do conhecimento, com seus colegas e com os próprios professores. A atividade foi elaborada para um grupo de alunos do Ensino Médio de Colégio Estadual, num bairro de classe média baixa de São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos, interior do Rio de Janeiro e resultou numa produção midiática que pode ser utilizada em vários períodos do Ensino Básico.

Palavras – chave: Educação, Tecnologia, Ética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário